O regresso deste poeta do piano, que todos os anos deleita o público do festival em programas líricos e virtuosísticos. José Ramón Méndez é um dos grandes pianistas e pedagogos espanhóis da actualidade e regressa ao Porto Pianofest para o oitavo recital noutras tantas edições, mantendo a tradição do festival de receber este fantástico músico no segundo dia do festival. José Ramón Méndez apresentará um sensacional programa inteiramente dedicado a obras de Chopin, incluindo as quatro Baladas.
Descrito como "um artista com um som refinado e tremendo poder construtivo" e saudado pela Hoja del Lunes de Madrid, como "o pianista espanhol de sua geração", José Ramón Méndez é um dos pianistas espanhóis mais empolgantes da atualidade.Apresentações recentes incluem o Concerto no.1 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Nacional de Cuba e "Noites nos Jardins da Espanha" de Manuel de Falla com a Sinfônica do Vale de Nittany, bem como inúmeras apresentações a solo e de música de câmara nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Foi o intérprete convidado em muitos festivais de música, incluindo Caramoor Festival, Barge Music Series, Festival Internacional de Piano de las Islas Canarias, Music at Penns Woods, Festival Internacional de Música da Costa Amalfitana, "Tocando el Cielo," Musica em Compostela, o Stony Brook International Piano Festival e o Santander International Music Festival, para citar alguns. Como músico de câmara, Mendez colaborou com artistas ilustres como Karl Leister, Itzhak Perlman, Michael Tree, Pascual Martinez- Nieto e Pinchas Zukerman.Ganhou reconhecimento internacional pela primeira vez quando interpretou o primeiro concerto para piano de Liszt sob a direção de Sergiu Commissiona no Concertgebouw em Amsterdão. Desde então, tem actuado extensivamente pela sua Espanha natal, Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Portugal, Holanda e Japão com grande sucesso. É frequentemente elogiado pela crítica e público em todo o mundo pelo seu sentido poético, intelecto e técnica magistral.
Aos 18 anos, o sucesso de Mendez levou-o para os Estados Unidos, onde começou os seus estudos na Manhattan School of Music em Nova York. Completou seu bacharelato e mestrado em performance de piano com o reputado pedagogo Solomon Mikowsky e terminou o seu Doutoramento em Artes Musicais sob a tutela de Byron Janis e Miyoko Lotto. Durante sua estadia em Nova York ganhou os principais prêmios em diversos concursos internacionais, incluindo o Concurso Internacional de Piano Pilar Bayona, Hilton Head Island, Concurso Frederick Chopin em Nova York e a Concurso Internacional de Piano Hermanos Guerrero, entre outras.
Atualmente é Diretor Artístico e docente do Festival Internacional de Piano de Gijon, Espanha, além de ser frequentemente convidado para se apresentar e ensinar em vários festivais. Anteriormente no corpo docente da The University of Texas em Austin, fez parte do Artist Piano Faculty na New York University na cidade de Nova York de 2007 a 2014 e foi Professor Assistente de Piano na Pennsylvania State University. Actualmente é professor de piano na Northwestern University, Chicago.José Ramón Méndez é um Artista Yamaha.
Free Entrance
A. Soler
Sonata in D-Major, No.84
Sonata in D-Flat Major, No. 88
J. Turina
Sonata-Fantasia, Op. 59
I. Lento. Allegro molto moderato
II. Coral con variaciones
I. Albeniz
El Puerto
Evocacion
Triana
S. Rachmaninoff
Prelude in E-Flat Major, Op.23, No.6
Prelude in C Minor, Op. 23, No.7
Prelude in B Minor, Op 32, No. 10
Sonata No.2 in B-Flat Minor, Op. 36 (revised version)